Governo do Amazonas solicita envio da Força Nacional
Governador José Melo alegou que os policiais do estado estão atingindo "limites preocupantes do ponto de vista físico e psicológico"
© Ueslei Marcelino / Reuters
Brasil após massacre
O governador do Amazonas, José Melo (PROS), solicitou ao Ministério da Justiça, neste domingo (8), o envio da Força Nacional, para auxiliar na crise do sistema penitenciário, após a morte de 64 detentos do sistema prisional, desde o início do ano.
De acordo com informações de O Globo, no pedido, ele afirma que os policiais do estado estão atingindo "limites preocupantes do ponto de vista físico e psicológico".
De acordo com o governador, o pedido foi motivado pela morte de quatro detentos na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, na madrugada deste domingo.
"Diante do fato novo, do limite em que se encontram os integrantes do Sistema e da recomendação feita pelo Comitê de Crise em conjunto com o Ministério Público Estadual, solicitamos de Vossa Excelência o envio da Força Nacional, sem prejuízo de outras solicitações já enviadas, para ajudar as nossas forças, repito, agora exaustas, a superar a crise", diz o texto.
O Ministério da Justiça, Alexandre de Moraes, já havia autorizado o envio de equipamentos de inteligência e de agentes penitenciários ao Amazonas. Rondônia e Mato Grosso também irão receber ajuda federal.
Leia também: Em alerta após massacres no AM e RR, MT consegue auxílio federal