Brasil cai três posições no ranking da corrupção de 2016
O país ficou em 79º lugar entre 176 países
© Reuters / Bruno Domingos
Brasil ONG
O Brasil caiu três posições na edição de 2016 do ranking global da corrupção, divulgado pela ONG Transparência Internacional nesta quarta-feira (25). O país ficou em 79º lugar entre 176 países. Bielorrússia, China e Índia estão na mesma posição.
De acordo com o G1, a lista considera a percepção que a população tem sobre a corrupção entre políticos e servidores públicos. A pontuação vai de 0, considerado "extremamente corrupto" a 100, "muito transparente".
A ONG acredita que a posição do Brasil caiu "expressivamente" devido aos escândalos de corrupção revelados com as investigações da Operação Lava Jato.
"Apesar disso, o país mostrou neste ano (2016) que, através do trabalho independente de organismos responsáveis pela aplicação da lei, é possível responsabilizar publicamente aqueles antes considerados intocáveis", afirmou a entidade.
O ranking da corrupção é liderado pela Dinamarca e Nova Zelândia, com 90 pontos de transparência. Na outra ponta, está a Somália, com 10 pontos. O país africano está na última posição do ranking há 10 anos consecutivos.
Leia também: Após cirurgia, Marisa Letícia está na UTI em estado de saúde grave