Rio Acre ameaça transbordar e desaloja mais de 20 famílias
Águas estão mais volumosas às margens do município de Assis Brasil
© Sérgio Vale/Secom
Brasil Tempo
O Rio Acre ameaça transbordar e cerca de vinte famílias tiveram que abandonar as próprias casas, no município de Assis Brasil, no Acre. As águas chegaram a 11,30 metros e atingiram o nível de alerta da Defesa Civil, no fim da tarde desta terça-feira (14). Ao alcançar 12 metros, o rio transborda.
A previsão do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) é que o tempo continue nublado e instável, nesta quarta-feira (15) , mas o volume de chuva deve ser menor e o nível do Acre pode se estabilizar. Diferentemente das últimas 24 horas, quando choveu mais de 90 milímetros, o que elevou o nível do Acre em 6,50 metros. As famílias foram levadas, conforme o G1, para a Escola Municipal Simon Bolívar.
As chuvas também elevaram em dois metros o nível do Rio Acre em Brasileia. Em Rio Branco, as águas do Acre baixaram para 7,60 metros – 27 centímetros a menos doque no dia anterior. A prefeitura da capital e o Governo do Estado já anunciaram, segundo o jornal O Rio Branco, um plano de contingência em caso do Acre atingir 12 metros. Em 2015, o Rio Acre alcançou 13,72 metros atingindo 169 famílias em Assis Brasil, que faz fronteira com o Peru.
Leia também: Seca ameaça o maior rio do Grande Sertão