Diversidade: Crivella distribuirá 236 mil lubrificantes no carnaval
2,5 milhões preservativos também serão distribuídos em estações de trens e no Sambódromo
© DR
Brasil Rio de Janeiro
Camisinhas, lubrificantes e mulheres trans em ações promocionais são parte da campanha de carnaval Rio + Respeito, da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS). Serão distribuídas 2,5 milhões de preservativos, masculinos e femininos, além de 236 mil lubrificantes, em estações de trens e no Sambódromo.
Além da parceria com a SuperVia, o prefeito Marcelo Crivella (PRB), que é bispo licenciado da Igreja Universal, firmou acordo com a Riotur para contratar oito mulheres trans, bilíngues, para receber os turistas. O coordenador da CEDS, o linguista e professor Nélio Georgini da Silva, defendeu que a ideia é chamar a atenção para "o respeito com o próximo, seja ele quem for. Não estamos aqui para vitimizar a comunidade LGBTT, mas sim para buscamos uma integração com toda a sociedade. Isso é garantir o pleno exercício da cidadania".
A Rio + Respeito tem até marchinha, como lembra o colunista Ancelmo Góis, de O Globo: "Vem pro carnaval, mas vem sem preconceito. Que o Rio é mais respeito. Vem pra praça, me abraça, me amassa, todo mundo é igual. Na Lapa, Zona Oeste, ou Madureira. Na praia do Leme ao Pontal."
Leia também: Universitária denuncia apostila machista de cursinho de medicina