Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cobertura de esgoto não chega nem a 4% da população do Amapá

Dados colocam o estado como o pior do Brasil em relação ao saneamento básico

Cobertura de esgoto não chega nem
a 4% da população do Amapá
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 19/02/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Saneamento

Dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) divulgados neste ano revelam que menos de 4 em cada 100 habitantes do Amapá têm acesso ao sistema de esgoto (3,8%).

Os números são do ano de 2015 e classificam indicam que o Amapá tem pior cobertura de esgoto do país. De acordo com o G1, o estado também está por último em relação ao fornecimento de água tratada. Apenas 34% dos habitantes têm acesso a distribuição de água no estado.

Como a qualidade do serviço não é adequada, a existência de esgoto a céu aberto em Macapá passou a ser habitual.

"Esse problema ocorre há muitos anos. Eu moro aqui há mais de 30 anos e sempre foi do mesmo jeito. Como eu tenho um empreendimento, tive que tomar uma providência. Comprei galerias e mandei fazer galerias com dinheiro do meu bolso", relata um morador da capital.

Valdinei Amanajás, presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), concordou que os indicadores não são positivos, mas garantiu que vai haver melhorias.

Temos dois conjuntos habitacionais, o Macapaba e São José, e ambos são alimentados com rede de esgoto e água. Somente o primeiro, por exemplo, tem 3 mil unidades consumidoras. Com eles, haverá um aumento significativo. (...) Nos não temos investimentos há mais de 20 anos. As nossas tubulações são antigas e precárias", revela Amanajás.

Leia também: Fiocruz atende mulher que diz ter sido atacada com agulha em metrô

Campo obrigatório