Médico revela que chorou junto com paciente e emociona a web
O relato do profissional de saúde colocou em debate a postura dos médicos com seus pacientes
© Pixabay
Brasil Desabafo
O médico Thiago Cherem Morelli fez um relato emocionante nas redes sociais sobre ter chorado juntamente com uma paciente.
Thiago é médico de família e comunidade na Secretaria Municipal da Saúde em Florianópolis e descreveu a história de uma senhora que se queixava de picos de pressão alta, mesmo já estando medicada. De acordo com o médico, a paciente já usava quatro classes de anti-hipertensivos e gostaria de ser encaminhada a um cardiologista.
Angustiado com o caso da paciente, Thiago quis tentar entender o que poderia estar por trás daquela queixa e perguntou: "Quando a senhora começou a sentir isso?"
" Há seis meses", respondeu a senhora.
"E o que aconteceu nessa época...?", perguntou o médico.
Thiago conta que a paciente começou a chorar e revelou que o marido tinha morrido há seis meses. "Batia diariamente nela. E ela se sentia culpada por ter ficado feliz dele ter partido. Eu comecei a chorar junto. Conversamos bastante. Com aquelas lágrimas a minha angustia e a dela tavam indo embora", descreveu Thiago.
O relato do médico coloca em discussão a atuação dos profissionais de medicina e ganhou grande repercussão nas redes sociais.
"Não ensinam na faculdade de medicina, mas cada vez mais, trabalhando na atenção primária, acredito que as lágrimas represadas pesam no corpo. E viram pressão alta, dor no pescoço, na coluna, cabeça...", finalizou.
No entanto, dias após tornar pública a sua história com a paciente, Thiago revelou que alguns estudantes de medicina não aprovaram a crítica que ele fez sobre a formação médica. "Me impressiona a capacidade de não enxergar o quanto esse curso ainda tem uma formação tão distante das necessidades das pessoas. Que o foco de alguns professores ainda é no mercado, no lucro e na doença. E não no bem estar, na saúde e no cuidado dos pacientes".