Verba do Fies para faculdade de Gilmar Mendes cresce 1.766%
Montante destinado ao Instituto Brasiliense de Direito Público foi obtido por meio do Fies
© Valter Campanato/ Agência Brasil
Brasil Governo
O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) teve aumento de 1.766% de verbas provenientes do Fundo de Financiamento Estudantil) para o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público (Fies) em dois anos, entre 2014 e 2016. A faculdade privada tem como um dos sócios o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o UOL, recursos totais destinados ao Fies aumentaram 40% no mesmo período.
Segundo dados do Portal da Transparência do governo federal, os repasses do Fies para o IDP passaram de R$ 75 mil em 2014 para R$ 1,4 milhão em 2016, um aumento de 1.766%.
Em 2015,o ministro chegou a criticar a gestão de Dilma Rousseff por ter ampliado os recursos do programa no ano anterior, quando foram realizadas eleições presidenciais.
A assessoria da faculdade, fundada em 1998, alega que apenas 11% dos alunos têm mensalidades financiadas pelo Fies e que o número vem sendo reduzido.
O IDP afirma que o crescimento do valor repassado pelo governo à faculdade "se deve ao fato de que apenas no segundo semestre de 2014" é que o "IDP passou a receber alunos com esta modalidade de contratação".
LEIA TAMBÉM: MEC anuncia fim do programa Ciência sem Fronteiras