Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Internautas decifram caderno criptografado de jovem que sumiu no AC

Confira trecho desvendado dos manuscritos na íntegra

Internautas decifram caderno criptografado de jovem que sumiu no AC
Notícias ao Minuto Brasil

05:26 - 05/04/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Mistério

O desaparecimento do jovem Bruno de Melo Silva Borges, de 24 anos, continua dando o que falar. O estudante de psicologia foi visto pela última vez durante um almoço de família, às 14h, em Rio Branco, no Acre. Desde então, seu sumiço está envolvido em uma série de eventos misteriosos.

De acordo com o G1, jovem mantinha a porta do quarto trancada por cerca de 1 mês. No lugar de móveis, foi encontrada uma estátua do filósofo Giordano Bruno (1548-1600), orçada em R$ 7 mil. Outros 14 cadernos foram deixados no local: todos escritos à mão, perfeitamente organizados e criptografados. Alguns dos códigos foram transcritos nas paredes, no teto e no chão do local.

De acordo com a mãe, Bruno Borges disse que estava trabalhando em um projeto pelo qual precisaria de dinheiro. “Ele dizia que era secreto e não dei o dinheiro. Então, ele começou a procurar pessoas que acreditassem nele sem contar o que era o projeto. Ele só me falava que estava escrevendo 14 livros que iriam mudar a humanidade de uma forma boa. Ele me pediu um ano sem trabalhar para terminar e eu, orientada por um médico, deixei”, contou.

Os cadernos criptografados estão em posse da Polícia do Civil do Acre, que mantém a investigação em sigilo. No entanto, a imagem de uma das páginas dos manuscritos foi suficiente para que um grupo de internautas resolvesse desvendar o texto 'secreto'.

Um site chamado "Decifre o Livro" foi criado por Igor Rincon e Renoir dos Reis para que o conteúdo criptografado fosse revelado.

"Eu achei o texto na internet. Encontrei o '700' e, como é um número grande, deduzi que 'LO' seria referente à 'AC' ou 'DC'", explicou sobre o ponto inicial da descriptografação do texto. "Atrás da data, tentei deduzir as palavras que são mais comuns quando se refere a um texto antigo e, então, encontrei os padrões", explicou Rincon.

Os próximos passos do projeto são "centralizar todos esses documentos, quebrar a criptografia e disponibilizar a todos".

Confira o trecho desvendado, na íntegra:

"Caminho difícil

Por milhares de anos o ser humano vem tentando encontrar respostas para perguntas como 'qual o sentido da vida'? A filosofia que, ao que tudo indica, parece ter se iniciado com Tales de Mileto em meados de 700 a.C. visa encontrar vestígios de perguntas sem respostas. A pesquisa profunda pela verdade absoluta advém da filosofia, e quando falamos a respeito de caminhos fáceis ou difíceis estamos nos referindo a esse tipo de teorema.

É fácil aceitar o que desde criança te ensinaram que é errado. Difícil é, quando adulto, entender que te ensinaram errado o que desde criança você suspeitou que fosse correto. Em outras palavras, se você se enquadra em algum cujos estímulos do meio lhe determinaram certo comportamento, fazendo com que estivesse à mercê de crenças já providas e bem estabelecidas em dogmas e rituais, com uma massa concentrada de pessoas nela; ou permitindo-o ficar no conformismo, aceitando o conceito de felicidade e de sentido da vida embutido pela mídia e pela sociedade, então claramente você faz parte do caminho fácil para a busca da verdade absoluta.

Acaso se enquadre na segunda opção, ou seja, aquele que suspeitava de todo conjunto de crenças que lhe foi enraizado, então este tem tudo para ser um investigador da veracidade nas coisas ao seu redor, entrando em um caminho mais complicado, no qual uma minoria se arrisca ou enfrenta com bravura."

Leia também: Antes de desaparecer no AC, jovem deixou 14 cadernos criptografados

Campo obrigatório