Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pais acusam HC de negligência após morte de bebê com meningite

Giovani Orsini faleceu um dia depois de ser operado por suposto problema no intestino

Pais acusam HC de negligência após morte de bebê com meningite
Notícias ao Minuto Brasil

20:39 - 02/07/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Ribeirão Preto

"Vai trazer ele de volta? Não vai, mas não podemos deixar pessoas irresponsáveis usar crianças como cobaias!". O desabafo é de Giordani Orsini, pai de um bebê de três meses que faleceu no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em São Paulo, em abril. A família acusa a unidade de negligência por submeter o pequeno Giovani a uma cirurgia que seria inadequada por ele apresentar quadro de meningite. Em nota, o Hospital das Clínicas declarou que o atendimento será averiguado.

Ao Jornal da EPTV deste domingo (2), o casal contou que o menino chorava muito, por isso, resolveu levá-lo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diagnosticado com infecção no ouvido, a criança foi medicada e voltou para casa. Como o sintoma persistiu, os pais voltaram.

+ Primo de Nívea Stelmann morre ao tentar fugir de blitz

Com a suspeita de "intussuscepção intestinal", que seria uma dobra no intestino, os médicos encaminharam o bebê ao hospital, onde ele foi submetido a exames e operado. Conforme a família, o laudo médico do próprio hospital atestava que “não houve achados cirúrgicos”.

Notícias ao Minuto

Em outro documento, também fornecido pela unidade à família, contaram que o bebê foi "extubado acidentalmente", ou seja, foi retirado da intubação. "Eles voltaram e falaram para a gente que tiraram o tubo, que ele estava correndo risco, caiu secreção no pulmão e que ele estava correndo risco. Fizeram uma cirurgia que não precisava ser feita. Poderia? Poderia, mas não naquele momento", contou a mãe ao jornal.

Depois de esperar cinco horas e ser internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), o bebê faleceu no dia seguinte. Advgado da família, José Augusto Aparecido Ferraz avisou que ingressará com ações na Justiça para exigir indenização por danos morais e pedir a condenação da equipe que atendeu Giovani por homicídio culposo. Os laudos também irão para o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

Campo obrigatório