Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FGV inaugura prédio de 19 andares projetado por Niemeyer em 1944

“O prédio segue todas as normas legais”, disse hoje o presidente da FGV - dona do empreendimento, de R$ 210 milhões, Carlos Ivan Simonsen Leal. “Houve uma lei votada na Câmara de Vereadores, por maioria expressiva dos vereadores, autorizando a construção”, acrescentou. O prédio foi projetado em 1944 e tem capacidade para 2,5 mil pessoas por dia.

FGV inaugura prédio de 19 andares projetado por Niemeyer em 1944
Notícias ao Minuto Brasil

17:29 - 16/12/13 por Agência Brasil

Brasil Empreendimento

A presidenta da associação, Regina Chiaradia, viu com preocupação a autorização legislativa. Ela explica que a questão é o aumento do tráfego no bairro. "A construção de prédios de mais de dez andares, entre 1960 e 1980, saturou o bairro, tanto que em 1983 a prefeitura estipulou o gabarito máximo. Imagina agora se cada construtora consegue uma licença especial?”, questionou.

Acessível para deficientes e com certificação ambiental, o projeto original foi modernizado pelo sobrinho de Niemeyer, João Niemeyer, também encarregado da decoração, que incluiu peças Iole de Freitas, Maria Lynch e Adriana Barreto. É dessa última artista plástica, a obra Eu Giro e Você... Trata-se de uma escultura vermelha de três metros que contrasta com o concreto na entrada.

Além dos escritórios corporativos que serão alugados pela FGV, o complexo inaugurado hoje tem ainda biblioteca, que será aberta ao público cadastrado, e auditório.

Campo obrigatório