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Metrô do Rio cria polêmica com campanha acusada de racismo

Por meio de nota, a concessionária informou que a ação será retirada. "Lamentamos que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções. Será retirada da estação"

Metrô do Rio cria polêmica com campanha acusada de racismo
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 18/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil PEÇA PUBLICITÁRIA

Uma peça publicitária do Metrô Rio, na estação Antero de Quental, no Leblon, gerou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas acusaram a campanha de racismo. É que a propaganda, que mostra a ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul, apresenta um casal negro e um branco com a mensagem "Linha 4, conectando de ponta a ponta".

“Deixa eu ver se adivinhei: o casal de negros representa a Zona Norte, e o de brancos, a Zona Sul. Lamentável”, escreve a internauta Thalita Santos, no Facebook. Outra usuária, relatou o Extra, diz ter vergonha. "Infeliz demais essa propaganda claramente racista”, diz Débora Fonseca.

Por outro lado, há pessoas que dizem não ter visto viés negativo na imagem. "Não consigo ver como racismo. A Linha 4 pega toda a Zona Sul, incluindo a Rocinha, que tem baixo IDH. Também pega Uruguai, que é uma área mais nobre da Zona Norte. Além disso, a imagem não indica que cada casal representa uma zona da cidade", opinou o arquiteto Leandro Ferreira, de 35 anos.

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Já para o presidente nacional da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil da OAB, o advogado Humberto Adami, há um preconceito subliminar. "Pode ser encarado como difusor de um racismo geográfico, ao indicar que moradores de uma região são todos negros, em especial os de baixa renda, enquanto que outros, de maior renda, são brancos. Pode não ser intencional, o que prova que o racismo está escondido no interior das cabeças, em especial os publicitários da campanha do metrô", enfatiza o advogado.

Por meio de nota, a concessionária informou que a propaganda será retirada. “O MetrôRio é totalmente contrário a qualquer forma de discriminação e sempre primou pela valorização à diversidade em suas campanhas de comunicação. Em relação à peça publicitária 'Ligando o Rio de ponta a ponta', a Concessionária lamenta que tenha gerado uma interpretação oposta às nossas convicções e informa que vai retirá-la da estação, em respeito às pessoas que se sentiram ofendidas”.

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