Garoto encontrado em cela de presídio não sabe ler e nem escrever
Menino prestou depoimento à polícia e assinou seu relato com impressão digital
© Divulgação / Sinpoljuspi
Brasil Pará
O Conselho Tutelar de Altos informou que o garoto de 13 anos encontrado debaixo da cama de um detento no Piauí no sábado (30) não sabe ler e nem escrever. O menino está matriculado numa escola, mas no 1º ano do ensino fundamental, quando o ideal seria o 8º ano.
“Ele está muito atrasado no ensino. Estamos acompanhando o caso para saber o que aconteceu para que os pais permitissem isso”, disse a conselheira tutelar Francisca Moura.
De acordo com o G1, o menino prestou depoimento à polícia e assinou seu relato com impressão digital. O delegado de Altos, Jarbas Lima, confirmou que o garoto não sabe ler e nem escrever.
+ Garoto encontrado em cela recebia presentes de estuprador
O pai do menino teve um pedido de prisão decretado pela justiça e está preso por abandono de incapaz e constrangimento do garoto, por ter deixado o menino no presídio.
A mãe não foi presa, por bons antecedentes e porque a justiça considerou que ela foi apenas negligente.
+ Cães que nunca viram a luz do sol serão resgatados
“Os pais do menino também não possuem instrução escolar, eles também não assinaram seus depoimentos e usaram a impressão digital”, comentou o delegado.
O Ministério Público do Trabalho e a Polícia Civil também vão apurar o fato do garoto ter trabalhado na Colônia Agrícola Major César Oliveira, a unidade penal localizada no município de Altos. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, informo que o menino e os irmãos trabalhavam junto com o pai e o preso em uma carvoaria dentro do estabelecimento prisional.