Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Semáforos sonoros terão novas padronizações

Resolução do Contran pretende facilitar a travessia de pedestre com deficiência visual em vias públicas

Semáforos sonoros terão novas padronizações
Notícias ao Minuto Brasil

18:36 - 19/10/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Trânsito

A sinalização sonora para o deficiente visual será uniformizada em todo o País. A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, publicada neste mês, padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito.

Uma das mudanças que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2020 determina que os semáforos com sinal sonoro sejam identificados com sinalização tátil e de alerta, além de serem equipados de acordo com as normas técnicas de acessibilidade. Além disso, o usuário deve manter o botão de acionamento por três segundos para ativação do modo sonoro da botoeira, que deverá emitir uma mensagem verbal de indicação. 

+ Obra na Ciclovia Tim Maia não é suficiente e há risco de queda, diz MP

Quando esse modo for ativado, será emitido um som de travessia, que será reproduzido durante o tempo de verde e de vermelho. De acordo com a resolução, esse som não deve ser interrompido por outro sinal sonoro ou mensagem verbal sob qualquer hipótese.

Segundo o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, a determinação padroniza os sinais de trânsito em qualquer lugar do País, o que contribui para o deficiente visual acionar, da mesma maneira, os equipamentos de sinalização. “Essa resolução parte da necessidade de conferir maior segurança à travessia desse tipo de pedestre, bem como em consideração à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)”, explicou

Os órgãos executivos de trânsito devem realizar os estudos necessários para a implantação dos semáforos dotados de sinal sonoro.  Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório