Cartazes com apologia a 'orgulho branco' são colados em Blumenau
Com mensagens que exaltam o homem branco e contra o comunismo, cartazes são assinados com o site de um grupo neonazista ucraniano
Cartazes com apologia a 'orgulho branco' são colados em Blumenau
© Reprodução/TV Globo
Brasil SC
Novos cartazes com mensagens supremacistas foram colados em postes e pontos de ônibus no Centro de Blumenau, em Santa Catarina, neste fim de semana. Uma suástica também foi fixada no bairro Ponte Aguda (veja fotos acima).
A Polícia Civil incluiu o caso no mesmo inquérito que apura ataques ao ativista e advogado Marco Antônio André, que teve cartazes racistas colocados em frente de casa no mês de setembro.
“Tem a possibilidade de ser o mesmo grupo, por isso estamos investigando no mesmo inquérito. Os dois casos seriam o mesmo tipo penal, mas no caso do Marco foi mais racismo. Essa situação agora é apologia ao nazismo, com a suástica, com essa questão de hegemonia branca. Além de associação criminosa, se for o mesmo grupo”, explicou o delegado Lucas Gomes de Almeida, da 2ª Delegacia de Polícia de Blumenau, ao "G1".
"Foram colocados no fim de semana, provável que no domingo (22), pois foram colados em lugares de grande circulação de pessoas. Com a Oktoberfest, se fosse no sábado, teriam visto antes", completou.
+ Ministério lança sistema de controle online de estoques de medicamentos
Os cartazes possuem mensagens que exaltam o homem branco e são contra o comunismo. Eles são assinados com o site de um grupo neonazista ucraniano.
“Acredito que seja para desviar o foco da investigação. Não há registro de atuação desse grupo em Blumenau, nem em Santa Catarina, mas estamos apurando”, disse Almeida.