Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após morte de turista na Rocinha, Ministério vai fiscalizar agências

Secretário anunciou serão realizadas ações tanto nos endereços das empresas quanto em pontos turísticos

Após morte de turista na Rocinha, Ministério vai fiscalizar agências
Notícias ao Minuto Brasil

12:08 - 26/10/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Turismo

O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio, afirmou na quarta-feira (25) que a pasta dará apoio a uma operação do Ministério do Turismo, que irá fiscalizar agência profisisonais do setor a partir do próximo mês. O anúncio surgiu dois dias após a morte da turista espanhola Maria Esperanza Jimenez Ruiz, de 67 anos, na Rocinha. O secretário participou de uma reunião na Cidade das Artes, na Barra, convocada pela Riotur, para discutir medidas que podem garantir a segurança de turistas em favelas.

De acordo com o jornal O Globo, o secretário anunciou serão realizadas ações tanto nos endereços das empresas quanto em pontos turísticos.

"A partir do próximo dia 6, o Ministério do Turismo, junto com a secretaria, vai fazer blitzes para eliminar os profissionais e as agências que não têm cadastro. A fiscalização está no cronograma do Ministério do Turismo. Ela já estava prevista, mas foi antecipada", afirmou o secretário.

+ PM que matou turista na Rocinha diz ter ouvido disparo vindo do carro

Nilo Sérgio destacou que em todo o Estado do Rio existem, aproximadamente, cinco mil agências e 11 mil guias.

No evento, estiveram presentes representantes de 16 órgãos, como a delegada Valéria Aragão, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat); o comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), coronel Marcus Vinícius Porto Vieira; e o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Cesar Amendola. As entidades aprovaram a criação de um comitê com objetivo de criar regras para o turismo em áreas de risco.

O Ministério do Turismo informou que, por questão estratégica, não divulgará os detalhes operacionais da fiscalização.

Campo obrigatório