Estudo aponta que 54,6% dos brasileiros de 16 a 25 anos têm HPV
Infecção por HPV é associada a vários tipos de câncer
© Manuella Brandolff/ Palácio Piratini
Brasil Alerta
Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (27) aponta que uma prevalência de 54,6% de casos de HPV entre a população brasileira de 16 a 25 anos, sendo que 38,4% são de alto risco para o desenvolvimento de câncer.
O levantamento foi realizado com 5.812 mulheres e 1.774 homens de 16 a 25 anos. O grupo passou por exames laboratoriais e entrevista.
Os resultados divulgados até então são preliminares. O resultado laboratorial foi dado para 35,2% das amostras para o HPV – de onde se extraiu a informação de que 54,6% dos participantes têm a doença.
Como há municípios que ainda não encerraram as coletas, essa porcentagem pode mudar até o fim do estudo. O relatório final deve ser divulgado em março de 2018, explica o "G1".
+ Número de mortes por aids no DF registra queda por 2 anos consecutivos
O governo federal anunciou em junho deste ano a ampliação do público-alvo para a vacinação contra a doença: meninos de 11 a 15 anos agora podem receber uma dose. A infecção por HPV é associada a vários tipos de câncer como de colo de útero, pênis, vulva, canal anal e orofaringe.
A pesquisa é uma parceria com várias instituições: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade de São Paulo, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, secretarias municipais de saúde de todas as capitais do Brasil e Unidades Básicas de Saúde.