Desligamento da TV analógica no sul do país será em 31 de janeiro
Na última segunda-feira (11), o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Juarez Quadros, entregou kits gratuitos de TV digital a beneficiários de programas sociais em Florianópolis
© Pixabay
Brasil 2018
O sinal de TV analógica será desligado no dia 31 de janeiro de 2018 nas capitais dos três Estados da região sul Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Na última segunda-feira (11), o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Juarez Quadros, entregou kits gratuitos de TV digital a beneficiários de programas sociais em Florianópolis. As informações são da Agência Brasil.
Compostos por conversor de sinal, antena e controle remoto, os kits destinam-se a famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. A previsão é que sejam distribuídos até 50 mil unidades no Estado de Santa Catarina.
Além das capitais, a TV analógica será desligada no dia 31 de janeiro em mais quatro municípios catarinenses, em 26 do Paraná e em 88 do Rio Grande do Sul.
+ Rodízio em SP será suspenso a partir do dia 22 e retorna no dia 15
Segundo o cronograma do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), ligado ao Ministério da Ciência, as próximas capitais onde o sinal será desligado são Aracaju e Belém. A previsão de desligamento é para o dia 31 de maio.
O sinal analógico de TV deve estar totalmente desligado no país até o final de 2018. De acordo com a Anatel, o desligamento do sinal analógico "permite a liberação da faixa de 700 MHz (4G) para transmissões de banda larga e telefonia móvel, com velocidade de conexão e melhor recepção em ambientes fechados". Com informações da Folhapress.