Rio: ainda há escolas fechadas após temporal da última semana
Conforme secretário municipal, há unidades ainda sendo limpas
© Reprodução
Brasil Danos
Quarenta escolas municipais apenas retomaram as aulas nesta terça-feira (20), cinco dias após a tempestade que castigou o Rio de Janeiro e um dia após o regresso do pós-carnaval. O atraso, conforme levantamento da Secretaria de Educação, foi necessário para recuperar as unidades.
+ STF julga habeas corpus que beneficia gestantes e lactantes presas
Secretário municipal de Educação, César Benjamin justificou - durante visita realizada nesta segunda (19) - que nem todas as 150 unidades daificadas terminaram as limpezas. Em alguns casos, as aulas só devem voltar na quarta-feira, "caso a água volte" - como o EDI Rodrigo Lopes da Silva Tikinho, em Jacarepaguá, que ainda está sem água.
Em entrevista ao jornal ao Globo, uma professora da escola de Jacarepaguá informou que o retorno deve ser feito sem "som, livros, computadores, mobiliários e colchões". "Perdemos material e equipamentos", admite Bejamin.
O secretário contou que algumas unidades sofreram com deslizamento de terra, queda de muros ou instalações elétricas danificadas, infiltração de água e telhados quebrados. Nas contas da secretaria, 73 árevores caíram; 58 escolas ficaram alagadas; 48 tiveram telhados foram danificados.