300 venezuelanos vão ser levados de Roraima a outros estados
A iniciativa deve começar a partir de 5 de abril
© Reuters / Nacho Doce
Brasil Exército
O general do Exército Eduardo Pazuello, coordenador da Força-Tarefa Humanitária do Governo Federal em Roraima, afirmou na quarta-feira (28) que 300 imigrantes venezuelanos devem ser levados a outros estados do Brasil a partir de 5 de abril.
O processo é chamado de 'interiorização dos venezuelanos' e será realizado em aviões da Força Aérea Brasileira (Fab).
De acordo com o G1, os voos serão custeados com os R$ 190 milhões liberados pelo Governo Federal para o Ministério da Defesa lidar com fluxo de imigrantes no estado.
+ Moradora de rua ganha liberdade após três anos presa 'por engano'
Roraima recebe desde 2015 um número crescescente de venezuelanos que fogem da crise econômica e política vivida no regime de Nicolás Maduro. Nos últimos três anos, mais de 20 mil pediram refúgio à Polícia Federal em Roraima. A estimativa é de que menos 450 imigrantes cruzem todos os dias a fronteira do estado.
O general informou que já existem 860 vagas preparadas por outros estados para receber os imigrantes venezuelanos que estão em Roraima.
"Queremos diminuir a pressão desse efetivo [de venezuelanos] em Boa Vista e a partir daí ir seguindo com esse processo de interiorização conforme o necessário", afirmou Pazuello.
Ainda segundo o general, o objetivo da Força-Tarefa Humanitária é acolher todos os venezuelanos que estão vivendo nas ruas e praças da capital. "Essas pessoas [em situação de rua] precisam ser cadastradas e abrigadas e vamos trabalhar para isso".