Chamado de 'bicha', cliente de supermercado será indenizado em R$30 mil
Caso aconteceu em 2015, na loja Carrefour do Bairro Anchieta, em Belo Horizonte (MG)
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Brasil carrefour
O Carrefour foi condenado a pagar uma indenização por danos morais a um cliente no valor de R$ 30 mil. O caso aconteceu na loja do Bairro Anchieta, em Belo Horizonte (MG), em fevereiro de 2015. Segundo a acusação, a vítima teria esperado mais de uma hora na fila do caixa, até ser informada que aquele terminal não aceitava pagamento com cartão. Na discussão, uma das funcionárias teria dito que ele era "intrometido" e outra completou: além de “cego e surdo”, é “bicha”.
Como relatado pelo O Globo, os insultos foram seguidos por chacotas, risadas e imitações da voz do cliente. A mãe da vítima e outros consumidores testemunharam a cena. A Polícia Militar foi chamada e as duas funcionárias deixaram o local, pois optaram por não dar explicações. O cliente e um subgerente do mercado foram para a delegacia, onde a queixa foi registrada.
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Na decisão, o desembargador Luiz Artur Hilário, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), considerou que a empresa é responsável pelas atitudes de suas funcionárias e o comportamento ter sido comprovado por testemunhas. O magistrado aproveitou para citar a importância do combate à homofobia.
A sociedade brasileira como um todo precisa amadurecer, e muito, no respeito para com as diferenças de cada um, cumprindo ao próprio Estado reprimir toda e qualquer forma de preconceito e inferiorização das ditas minorias. Especialmente considerando os estudos apontados, que mostram resultados assustadores acerca da homofobia no Brasil: sete em cada dez homossexuais brasileiros já sofreram algum tipo de agressão, seja física ou verbal. Cresce violência contra pessoas LGBT; a cada 25 horas, uma é assassinada no País.”
Procurado pelo site, o Carrefour informou que "repudia veemente qualquer tipo de discriminação" e aguarda notificação formal.