TJ derruba liminar que travava 87 lançamentos de imóveis em SP
Essas obras não seguem as regras do zoneamento atual, já que seus projetos foram concebidos antes, e algumas são em áreas hoje consideradas de proteção ambiental
© Reprodução / São Paulo Antiga
Brasil Obra
O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou, nesta quarta (16), uma liminar que suspendia o andamento de 87 empreendimentos de imóveis na capital.
Essas obras não seguem as regras do zoneamento atual, já que seus projetos foram concebidos antes, e algumas são em áreas hoje consideradas de proteção ambiental. Os lançamentos representam R$ 9,8 bilhões em valor de vendas, com 19 mil apartamentos.
Quando mudou a Lei de Zoneamento, em 2016, foi estabelecido o direito de protocolo, permitindo que empreendimentos com pedidos protocolados segundo a lei antiga tivessem continuidade.
Em fevereiro deste ano, o Ministério Público do Estado de São Paulo entrou com ação argumentando que o direito de protocolo contraria a Constituição Estadual, que determina que nenhuma lei pode reduzir a proteção ambiental.
O motivo foram obras em terrenos que se tornaram Zona Especial de Proteção Ambiental no novo zoneamento. Em resposta, uma liminar suspendeu o direito de protocolo em geral, inclusive para outros terrenos. Nesta quarta-feira, essa liminar caiu. O caso aguarda decisão definitiva. Com informações da Folhapress.