Polícia resgata centenas de animais em situação de maus-tratos no DF
Proprietários serão autuados pelo crime de maus-tratos, que prevê pena de três meses a um ano
© Divulgação/PCDF
Brasil canis clandestinos
Após denúncia, policiais resgataram, nesta quinta-feira (2), 107 cachorros, 12 gatos e sete aves que viviam em situação de maus-tratos em dois canis clandestinos do Distrito Federal. Segundo a polícia, os ambientes eram insalubres e os animais estavam doentes, famintos e sujos.
De acordo com o Correio Braziliense, os agentes encontraram até sete animais de grande porte e filhotes dividindo uma mesma gaiola na Colônia Agrícola Samambaia. O objetivo do canil era vendê-los. Alguns dos bichos apreendidos são de raça, como cães buldogues franceses e yorkshires, e custam em média R$ 4 mil.
No local, uma mulher foi encontrada e detida. Ela não possuía as licenças necessárias para o funcionamento do canil.
+ Receita pega 246 iPhones com passageiro em Cumbica
No outro abrigo, em Santa Maria, a polícia resgatou cães em “extrema situação de abandono e insalubridade total” , segundo o subtenente Wilson José de Sousa, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. O local também estava irregular.
Os proprietários serão autuados pelo crime de maus-tratos, que prevê pena de três meses a um ano. Os bichos serão encaminhados para organizações não-governamentais (ONGs), onde devem ser cuidados até que a Justiça determine um novo destino.
A ação foi realizada por policiais da Seção de Combate a Maus-Tratos de Animais (Semat), por meio da Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema).