Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exército troca comando da Força de Pacificação da Maré

O comando da Força de Pacificação no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, vai mudar nesta sexta-feira (30). Uma solenidade às 10 horas marcará a passagem de comando do general de brigada Roberto Escoto, comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista do estado para o também general de brigada Mauro Sinott Lopes, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, Rio Grande Sul.

Exército troca comando da Força de Pacificação da Maré
Notícias ao Minuto Brasil

17:46 - 28/05/14 por Agência Brasil

Brasil Solenidade

O evento ocorrerá na Base da Força de Pacificação, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR-RJ), zona norte.

Desde o dia 26 de maio, a tropa do Exército, que ocupa a área, vem sendo substituída gradualmente por militares de organizações militares sediadas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O Comando Militar do Leste informou que a substituição está sendo realizada de acordo com o planejamento regular da operação, e não haverá mudanças nos procedimentos adotados até então.

Ainda de acordo com o Exército, cerca de 190 denúncias, críticas e sugestões relacionadas ao processo de pacificação foram feitas pelo Disque Pacificação (3105-9717).

Desde a ocupação do conjunto de favelas da Maré pelas Forças Armadas, em 5 de abril, até o dia 27 de maio, 100 pessoas foram presas e 83 apreensões de drogas contabilizadas no Complexo da Maré. Além disso, 40 veículos e 30 motocicletas foram apreendidos no local. Duas pessoas morreram dias depois da ocupação. Um rapaz foi alvejado durante troca de tiros com militares

e uma idosa foi atingida por bala perdida.

Campo obrigatório