Anvisa proíbe dois remédios clandestinos e suspende venda de valsartana
Confira as marcas envolvidas
© Photo by freestocks.org on Unsplash
Brasil Fiscalização
A Anvisa publicou na sexta-feira (24/8) a proibição de dois produtos clandestinos que eram comercializados pela internet. O Cardarine e o Disrupt eram fabricados e comercializados sem registro ou notificação na Agência.
O Cardarine (Enduborol, GW501516) era comercializado na internet como medicamento mesmo sem possuir registro. O Disrupt (castanha da Índia, Rutina e Ginkgo Biloba) também era vendido sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.
Comprovadas a fabricação e comercialização dos produtos de forma irregular, a Anvisa determinou a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso dos produtos.
Valsartana das empresas Zhejiang e Hetero Labs tem importação suspensa
Também nessa sexta-feira (24/8), foi publicada no Diário Oficial da União, a suspensão imediata da importação do insumo farmacêutico ativo valsartana, fabricado pela empresa Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd e Hetero Labs Limited. Esse insumo é utilizado na produção de medicamentos para o tratar a hipertensão arterial.
A medida considerou o comunicado de inspeção conduzida pelo European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare – EDQM, nas empresas. A inspeção identificou deficiências ligadas à presença da impureza tóxica N-nitrosodimetilamina (NDMA), o que é classificado como elevado risco sanitário para a saúde pública.
Foi determinada como medida de interesse sanitário, a suspensão imediata da importação, distribuição, comercialização e uso do insumo farmacêutico ativo valsartana, com prazo de validade vigente, fabricado pelas empresas Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd, localizada em Taizou, província Zhejiang, República Popular da China e Hetero Labs Limited, unidades fabris localizadas em Gaddapotharam Village e Narasapuram Village, Índia. Com informações do Portal Anvisa.
Leia também: Anvisa suspende venda de vegetais congelados