Unicamp 2019: primeira fase do vestibular é aplicada neste domingo
Relação média de candidato-vaga é de 29,5, sendo que o curso de medicina é o mais disputado, com 330 candidatos inscritos para cada vaga disponibilizada
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasil Educação
Cerca de 76,3 mil inscritos para o vestibular da Unicamp farão a prova neste domingo (18) em 30 cidades de São Paulo e em outras cinco capitais. A entrada dos candidatos nos locais de prova será permitida das 12h às 13h. São oferecidas 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação, sendo que esta é a primeira edição em que a universidade aderiu a cotas étnico-raciais.
Como explica o 'G1', o exame terá 90 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. O tempo mínimo para concluir a prova é de 3h30, enquanto o máximo é de 5h.
Nesta edição, cerca de 645 cadeiras foram disponibilizadas para acesso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deixando a disputa mais acirrada. Por outro lado, foi dada possibilidade do candidato participar das duas seleções.
+ Justiça proíbe TV Globo de divulgar inquérito de caso Marielle
A relação média de candidato-vaga é de 29,5, sendo que o curso de medicina é o mais disputado, com 330 candidatos inscritos para cada vaga disponibilizada. Confira as dez carreiras mais procuradas na universidade, segundo a comissão organizadora (Comvest):
Medicina (Integral): 330,0
Arquitetura e Urbanismo (Noturno): 102,4
Ciências Biológicas (Integral): 57,9
Comunicação Social - Midialogia (Integral): 54,6
Ciência da Computação (Noturno): 39,1
Farmácia (Integral): 38,5
Engenharia Química (Integral): 37,8
Engenharia de Computação (Integral): 35,7
Enfermagem (Integral): 34,9
Odontologia (Integral): 34,6
O que pode levar para a prova
- Documento de identidade original indicado na inscrição;
- Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
- Régua transparente e compasso;
- Água, sucos, doces;
- É permitido uso de bermudas e vestimentas leves.
O que NÃO pode levar
- Celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocados em uma embalagem; o aparelho poderá ser retirado após o candidato deixar o prédio);
- Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
- O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve deixá-lo no chão.
Calendário
- Lista de aprovados na 1ª fase, locais de provas da 2ª fase e notas de corte: 10 de dezembro
- Notas da 1ª fase: 20 de dezembro
- Provas da 2ª fase: 13, 14 e 15 de janeiro
- Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
- Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
- Matrícula (não-presencial): 12 de fevereiro
- Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro
Cotas
Cerca dos 45% dos inscritos autodeclarados pretos e pardos descartaram a opção pelas cotas no vestibular 2019 da Unicamp. O total representa 9,1 mil entre os 16,6 mil candidatos deste grupo, sendo 12% do total de 76,3 mil inscritos.
Unicamp
A universidade estadual tem 34 mil alunos matriculados em cursos de graduação e programas de pós-graduação, de acordo com o site da instituição. Os três campi ficam nas cidades paulistas de Campinas, Limeira e Piracicaba, e compreendem 24 unidades de ensino e pesquisa.