Emocionados, cubanos choram em despedida com colegas do Mais Médicos
Médica afirmou que o dia foi de despedidas e aperto no coração
© Reprodução / TV TEM
Brasil Profissionais
Médicos cubanos que trabalhavam em Campo Limpo Paulista (SP) fizeram nessa sexta-feira (23) uma festa de despedida para marcar o fim da parceria de Cuba com o programa do governo. Os dez profissionais se emocionaram no café da manhã realizado junto com outros colegas de trabalho.
"A gente vai embora com a satisfação que aprendemos muito", disse o clínico geral Manoel de Jesus Cumba.
Manoel conviveu com os colegas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Marieta durante quatro anos.
+ Quase 300 cidades ficaram sem médicos com saída de cubanos
Segundo destaca o G1, o Ministério da Saúde abriu 74 vagas para os 14 municípios da região de Jundiaí e Sorocaba. Por enquanto, o secretário de saúde de Campo Limpo Paulista explicou que a prefeitura vai fazer um remanejamento dos profissionais brasileiros que já atuam nas unidades básicas.
A médica Rosália Sale Portuando afirmou que o dia foi de despedidas e aperto no coração. "Por outro lado, ficamos feliz porque fizemos amizades, trabalhamos e achamos que o povo brasileiro ficou bem grato com nós e nós também ficamos gratos", conta.
O Ministério da Saúde divulgou que 92% das vagas para o programa Mais Médicos foram preenchidas. As inscrições, que iriam até domingo (25), foram prorrogadas até 7 de dezembro devido a ataques cibernéticos.