Confusão por falha de segurança na posse tem spray de pimenta e desmaio
Dezenas de pessoas tiveram acesso a uma área reservada em frente ao Palácio do Planalto
© Reuters / Pilar Olivares
Brasil Palácio do Planalto
Apesar do forte e inédito esquema de segurança montado para a posse de Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (1º) em Brasília, dezenas de pessoas tiveram acesso a uma área reservada em frente ao Palácio do Planalto, o que causou confusão.
Na Praça dos Três Poderes, local mais próximo de onde o presidente empossado vai discursar após receber a faixa, apoiadores de Bolsonaro conseguiram circular entre grades posicionadas para separar o público dos jornalistas que estão fazendo a cobertura da cerimônia.
+ Bolsonaro chega ao Congresso para cerimônia de posse; acompanhe
Há diversas aberturas entre as grades em frente ao Planalto e o monitoramento das passagens não foi eficaz.
Ao perceberem que as pessoas estavam caminhando junto com os repórteres, cinegrafistas e fotógrafos -muitos deles hostilizados pelos eleitores de Bolsonaro durante todo o dia- os seguranças se apressaram para retirá-las dali.
Foi permitida a permanência apenas de cadeirantes e seus acompanhantes. Algumas das pessoas retiradas da área reservada ficaram em uma das laterais das grades. Ao resistirem a sair inclusive dali, iniciaram uma confusão que culminou no uso de spray de pimenta por parte de um dos seguranças da Presidência.
Segundo um dos apoiadores de Bolsonaro, o produto pegou no rosto de uma criança. Entre gritos, a Polícia Militar foi chamada para acalmar a situação. Um homem desmaiou e o segurança da Presidência foi orientado por colegas a se afastar do local. Com informações da Folhapress.
Leia também: Público hostiliza jornalistas à espera da posse de Bolsonaro
+ Para 65% dos brasileiros, Bolsonaro fará governo ótimo ou bom