Vídeo mostra PM atirando bala de borracha contra fotógrafo em SP
Arroyo cobria a manifestação quando policiais começara a fazer detenções 'para averiguação' das pessoas
© REUTERS/Amanda Perobelli
Brasil Vídeo
O fotógrafo Daniel Arroyo, da Ponte Jornalismo, foi atingido nesta quarta-feira (16) por uma bala de borracha durante a manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo.
Arroyo cobria a manifestação quando policiais começaram a fazer detenções 'para averiguação' das pessoas. De acordo com o UOL, enquanto os profissionais da imprensa acompanhavam a ação dos policiais, um militar arremessou bombas de gás lacrimogêneo e disparou várias balas de borracha nos jornalistas. A ação foi registrada em vídeo e divulgada no Twitter.
"Desde o começo da manifestação havia um clima tenso entre os policiais e os jornalistas que estavam cobrindo o ato. Eles não queriam nenhum diálogo", conta Arthur Stabile, repórter também da Ponte, que acompanhava Arroyo na cobertura. "As pessoas estavam sendo detidas, e, numa dessas, fomos tirar fotos da polícia. Foi aí que jogaram uma bomba em nossa direção, estava nítido que só havia jornalistas naquele lugar", contou Stabile.
Os jornalistas atingidos estão desde o começo da noite no pronto-socorro do hospital São Camilo, no Ipiranga, onde Arroyo passa por procedimento.
Veja o vídeo do momento em que a PM atira contra o fotógrafo.
Momento em que o fotojornalista da #Ponte Daniel Arroyo leva um tiro de bala de borracha da PM de SP durante manifestação contra reajuste da tarifa do transporte. Ainda no local, reportagem foi questionar corporação e pedir auxílio, mas recebeu um "não posso fazer nada" pic.twitter.com/LzgyjzTrTk
— Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) January 16, 2019