Meteorologia

  • 07 OUTUBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Leonardo se manifesta sobre inclusão em 'lista suja' da escravidão

O nome do cantor foi colocado na "lista suja" do trabalho escravo por conta de uma de suas fazendas

Leonardo se manifesta sobre inclusão em 'lista suja' da escravidão
Notícias ao Minuto Brasil

07/10/24 22:12 ‧ Há 1 Hora por Folhapress

Fama Justiça

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Leonardo se manifestou sobre a inclusão de seu nome na "lista suja" do trabalho escravo. O cantor disse que ficou "surpreso e muito triste" por ter seu nome incluído na lista. "Eu já plantei tomate, sei como é uma vida difícil. Eu, [pelo meu] coração, jamais faria isso", afirmou.

 

"Há um equívoco muito grande sobre a minha pessoa. O Brasil inteiro me conhece, sabe a pessoa que sou, da idoneidade que tenho. [...] Eu não me misturo nessa lista que fizeram de trabalho escravo. Eu sou totalmente contra esse tipo de coisa. Sempre serei contra isso."

O músico afirmou que não sabia das condições em que um arrendatário da Fazenda Lakanka mantinha seus funcionários. A Fazenda Lakanka é anexa à Fazenda Talismã. "Surgiu a um funcionário nessa fazenda qu arrendei, que não conheço, nunca vi. [...] Eu não conheço quem estava naquelas 'casinhas', quem os colocou lá."

Ele defendeu que o caso foi arquivado, e a multa em seu nome, paga. "Foi lavrada uma multa pra mim, que sou proprietário da Fazenda, mas não da Fazenda Talismã, mas da Fazenda Lakanka, que arrendei pra ser plantada a soja. Até aí, a gente respeita o Ministério Públco, mas essa multa foi acertada, inclusive já tá tudo arquivado."

Leonardo foi incluído na atualização da "lista suja" do trabalho escravo nesta segunda-feira (7). O cadastro mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego torna públicos os nomes de pessoas responsabilizadas pelo crime pelo governo federal, após operações de resgate de trabalhadores.

Em 2023, uma fiscalização encontrou seis pessoas em condições degradantes e outras trabalhando "na mais completa informalidade" na Fazenda Lakanka. Ainda que a fazenda tenha sido arrendada para um terceiro, segundo a fiscalização, a limpeza e preparação do local seriam responsabilidades do canto. Com base nisso que Leonardo foi identificado como empregador.

Paulo Vaz, advogado de Leonardo, reiterou que a responsabilidade era do arrendatário do local. "Tratava-se de uma área arrendada, que todas essas pessoas tiveram as indenizações pagas e os processos se encontram arquivados", disse, à Repórter Brasil.

Leia Também: Adrilles Jorge vira vereador e demais ex-BBBs fracassam nas urnas

Receba as notícias dos famosos, novelas, BBB e outros reality shows.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de actores, actrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório