Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Programa Brasil de Todas as Telas investe em projetos para cinema e TV

Lista de selecionados tem projetos apresentados por produtoras independentes de 15 estados, o que comprova o potencial criativo e o bom momento vivido pelo setor audiovisual em todo o país

Programa Brasil de Todas as Telas investe em projetos para cinema e TV
Notícias ao Minuto Brasil

22:59 - 21/12/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura Desenvolvimento

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE anunciaram nesta terça-feira, 20 de dezembro, o resultado final da Chamada Pública PRODAV 05/2015 (Desenvolvimento de Projetos). Com 893 projetos inscritos, essa foi a edição mais concorrida da linha de investimento desde o lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas, em 2014. Após diversas etapas eliminatórias, 162 projetos foram enviados para análise da Comissão de Seleção, que elegeu os 88 contemplados.

A lista dos selecionados tem projetos apresentados por produtoras independentes espalhadas por 15 estados, resultado que comprova o potencial criativo e o bom momento vivido pelo setor audiovisual em todo o País. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, cerca de R$ 10 milhões, serão investidos no desenvolvimento de 53 projetos de longa-metragem (39 de filmes de ficção, 5 filmes de animação e 9 documentários) e de 35 projetos para TV (18 séries de ficção, 11 de animação, 4 séries documentais e 1 formato).

“Com investimentos na etapa de desenvolvimento, essa linha possibilita às produtoras brasileiras independentes uma maior capacidade de estruturação de seus projetos, aprimorando seus roteiros para que cheguem mais maduros à etapa de produção”, observa o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel. “Nos próximos dias lançaremos a quarta chamada do PRODAV 05, também no valor de R$ 10 milhões, cumprindo o compromisso firmado com o setor por meio do Calendário de Financiamento 2016/2017”, completa.

A Comissão de Seleção dessa chamada contou com a participação de três consultores independentes – Beth Carmona, diretora do Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes; Zico Góes, executivo do segmento de TV paga; Sonia Rodrigues, roteirista – e de duas servidoras da ANCINE.

Para a escolha das propostas levou-se em consideração a diversidade de gênero e de público dos projetos e aqueles que demonstraram melhor potencial de desenvolvimento, permitindo vislumbrar retornos artísticos ou comerciais capazes de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do audiovisual brasileiro.

Os critérios de regionalização definidos no regulamento da Chamada Pública também foram cumpridos: 30% dos recursos foram destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 18% são destinados a produtoras da região Sul e do estado de Minas Gerais.

O Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014, foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. Trata-se de uma ampla ação governamental que visa transformar o País em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais. Foi formulado pela ANCINE em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA.

Os resultados do Programa vêm superando as metas estabelecidas. Até outubro deste ano, foram 486 longas-metragens e 476 séries ou telefilmes apoiados. A aposta no investimento em desenvolvimento de projetos também foi bem-sucedida, rendendo a estruturação de 69 núcleos criativos em todas as regiões do país, e garantindo o desenvolvimento de 769 novos projetos de obras audiovisuais.

Em seu terceiro ano, o Programa Brasil de Todas as Telas garante a continuidade de uma política pública vigorosa para o audiovisual brasileiro. Para dar previsibilidade às suas ações de investimento, a ANCINE disponibilizou o Calendário de Financiamento para o biênio 2016/2017, que traz as datas previstas para a abertura e divulgação de resultados das chamadas públicas do Programa. Com informações da Ancine.

Campo obrigatório