'Aquarius' não foi inscrito no Oscar por distribuidora americana
Presidente da Vitagraph Films foi quem informou o diretor do longa brasileiro
© Victor Jucá / Divulgação
Cultura Fora
O longa brasileiro 'Aquarius', aclamado no Festival de Cannes, em maio, e deixado de fora pelo governo brasileiro na escolha do filme que representaria o Brasil no Oscar (o selecionado foi 'Pequeno Segredo'), não foi indicado a nenhum prêmio da Academia, mesmo tendo sido elogiado pelas principais publicações de cinema do mundo, entre elas, a revista francesa 'Cahiers du Cinéma'.
Até aí, nenhuma surpresa, já que o Oscar é famoso por injustiças. Mas segundo o diretor do filme, Kleber Mendonça Filho, o problema pela ausência foi outro: a distribuidora do filme nos Estados Unidos, a Vitagraph Films, não inscreveu 'Aquarius' na premiação.
Em entrevista ao O Globo, Kleber afirmou que o próprio presidente da Vitagraph, David Shultz, disse que o longa estaria inelegível:
"É lamentável, é claro. Para além disso, a Vitagraph inscreveu o filme nos Globes e Spirit. Mas não na Academia", disse ao jornal.
No caso do Globo de Ouro, o filme não recebeu indicações em nenhuma categoria, apesar da esperança por Sonia Braga aparecer na lista de melhor atriz. Já no César, considerado o Oscar francês, o filme concorre a filme estrangeiro.