Cinco filmes para ver no Dia da Memória do Holocausto
Data é celebrada em 27 de janeiro, mesmo dia que as tropas soviéticas entraram em Auschwitz
© Divulgação
Cultura Maratona
O Dia da Memória do Holocausto é parte de um esforço mundial para não deixar os horrores dos campos de concentração caírem no ostracismo. A data é celebrada em 27 de janeiro, mesmo dia que, em 1945, as tropas do Exército soviético destruíram a entrada do campo de concentração de Auschwitz, na atual Polônia. Se quiser aproveitar o momento como tema da próxima maratona da Netflix, separamos cinco opções. Confira.
O Que Nossos Pais Fizeram: Um Legado Nazista
O documentário lançado em 2016, no Brasil, por David Evans reúne três improváveis companheiros de viagem pela Europa. A viagem é um confronto com os atos dos pais de dois deles, oficiais nazistas. O terceiro é um advogado de direitos humanos que quer visitar o berço da família judaica.
Auschwitz: The nazis and the final solution
Série com pegada documental lançada, em dezembro de 2014, é focado no o Holocausto e no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.
Winter in War Time
Ficção dirigida por Martin Koolhoven é ambientada na Holanda. Em cidade ocupada por nazistas, adolescente precisa escolher entre a segurança e a coragem. Com Martijn Lakemeier, Yorick van Wageningen, Jamie Campbell Bower.
A lista de Schindler
O drama de 1993 é um clássico do gênero e conta a história de Oskar Schindler, que gasta toda a sua fortuna para ajudar a libertar 1.100 judeus de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Liam Neeson.
A vida é bela
Longa dirigido e estrelado por Roberto Benigni foi aclamado com Oscar de Filme Estrangeiro. Na sinopse, um garçom judeu-italiano enviado a um campo de concentração nazista protege a inocência de seu filho fingindo que seu cativeiro é um elaborado jogo.
Leia também: George R.R. Martin lançará contos sobre "Game of Thrones"