Pedro Almodóvar será presidente do júri de Cannes
Cineasta espanhol disse estar "grato, honrado e um pouco suspreso"
© Nico Bustos/Divulgação
Cultura Cinema
Será do cineasta espanhol Pedro Almodóvar a honraria de presidir o júri da 70ª edição do Festival de Cannes. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (31), pela organização da mais importante mostra cinematográfica do mundo, marcada de 17 a 28 de maio, na Riviera francesa.
Diretor de "Julieta" (2016) e vencedor do Oscar por "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Fale com Ela" (2002), Almodóvar disse estar "muito feliz em celebrar os 70 anos do Festival de Cannes de uma posição tão privilegiada. Estou grato, honrado e um pouco suspreso", conforme publicado na página oficial do festival.
"Estou ciente da responsabilidade que é ser presidente do júri e espero não decepcionar. Só posso garantir que vou devotar-me, de corpo e alma, à tarefa que é tanto um privilégio quanto um prazer", diz o documento.
Aos 67 anos de idade e 35 de carreira, Almodóvar teve alguns filmes exibidos e premiados no festival. "Tudo Sobre Minha Mãe" lhe rendeu a Palma de Ouro por direção. Em "Volver" (2006), Penélope Cruz foi aclamada como atriz; "Abraços Partidos" (2009), "A Pele Que Habito" (2011) e "Julieta" foram exibidos em competição. "Má Educação" (2004) abriu Cannes.
Leia também: Prêmio francês elege 'Aquarius' como melhor filme estrangeiro