Filme que narra a vida de Erdogan estreia amanhã na Turquia
O longa é dirigido por Hudaverdi Yavuz
© Murad Sezer/Reuters
Cultura Presidente
O filme biográfico "Reis (O capitão)", que narra a vida pessoal e política do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, estreia nesta sexta-feira (3) em todos os cinemas turcos.
Dirigido por Hudaverdi Yavuz, o longa foi apresentado no último sábado em uma cerimônia em ocasião ao aniversário de 63 anos de Erdogan.
Rodado em Istambul, na República Turca de Chipre do Norte, Kirklareli e Bursa, o filme traça a infância modesta do presidente no bairro popular de Kasimpasa em Instambul até o período em que foi eleito prefeito da metrópole de Bósforo, em 1994, e os 4 meses que passou na prisão em 1999 por "incitar o ódio religioso".
O longa chega aos cinemas entre críticas e tensões internas como a que envolve o diretor Yavuz, que decidiu não participar da apresentação do filme em oposição à produção pelos atrasos de pagamentos.
Além disso, seu lançamento acontece apenas a um mês e meio da data do referendo sobre a introdução do presidencialismo no país, mudança sancionada pelo líder turco, que pode dar ainda mais poder e força para continuar no posto até 2023. (ANSA)
LEIA TAMBÉM: Ex-guitarrista do Kiss fará show em São Paulo