Após eleição, Paulo Coelho critica colegas na ABL
Titular de uma cadeira na Academia desde 2002, escritor revelou voto em candidato derrotado
© Reuters
Cultura Polémica
O escritor Paulo Coelho, que ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras, usou as redes sociais para alfinetar colegas após a última eleição da casa, no quinta-feira (9).
Pelo Twitter, o Mago revelou ter votado no poeta Antonio Cicero, derrotado por 15 votos a 18 para o historiador Arno Wehling. Ambos disputavam a cadeira 37, deixada pelo escritor Ferreira Gullar.
"Dos candidatos nos quais votei desde que sou membro da ABL (2002) Antonio Cicero foi o único a agradecer no dia seguinte, mesmo derrotado", escreveu Coelho no Twitter.
Dos candidatos nos quais votei desde que sou membro da ABL (2002) Antonio Cicero foi o único a agradecer no dia seguinte, mesmo derrotado
— Paulo Coelho (@paulocoelho) 10 de março de 2017
De acordo com o jornal O Globo, o comentário ácido de Coelho expõe certa disputa interna na ABL. Cicero tentou pela segunda vez ingressar no rol de imortais. Ele era apoiado pela chamada "ala literária" da Academia. Já Wehling teve campanha feita pelo grupo de historiadores -- outro setor forte na ABL.
Também nesta semana, o escritor e diplomata João Almino foi eleito para a cadeira 22, que antes pertencia ao cirurgião plástico Ivo Pitanguy.
LEIA TAMBÉM: Quadro inédito de Hitler será exibido na Itália