Filho de George Martin alerta à maestria dos Beatles tocando ao vivo
Giles Martin é responsável pela remasterização de "The Beatles at the Hollywood Bowl", relançado em vinil
© Getty Images
Cultura Música
Único álbum ao vivo dos Fab Four, "The Beatles at the Hollywood Bowl" entrou para a discografia como impossível de ouvir. A "culpa" não é de John, Paul, George ou Ringo, mas sim da cacofonia de gritos que se sobrepunha às músicas. Gravado em dois concertos, em plena Beatlemania nos Estados Unidos , em 1964 e 1965, o vinil foi agora remasterizado e relançado sem as vozes das dez mil fãs em destaque - o que não foi possível na ocasião do primeiro lançamento, em 1977.
A tecnologia de fita de três faixas da época não tinha como tornar a música do Quarteto de Liverpoool mais alta do que a histeria que tomou conta do estádio. O que o Abbey Road Studios fez foi descontruir cada faixa, como conta o NME, e juntá-las de novo sem os ruídos.
Filho do produtor George Martin e responsável pela remasterização, Giles Martin fala sobre o disco, disponível no Brasil: "dá para ouvir agora o quanto a banda realmente se jogava para tocar bem ao vivo. Nós realmente não sabíamos disso antes". O que fica é o som de uma banda afiada, apresentado um blues-rock contagiante - bateria de Ringo está precisa, a guitarra de George chora e os vocais rasgados completam o combo. "The Beatles at the Hollywood Bowl" está disponível em vinil da Apple, distribuído pela Universal Music.
Leia também: Cantora Joni Sledge é encontrada morta nos EUA