Livraria carioca lança guia sobre riqueza da flora do Jardim Botânico
Livro será lançado nesta quinta (27)
© Ricardo Zerrener/Riotur
Cultura Obra
A Livraria Pereira Passos lança, nesta quinta-feira (27/04), às 17h, o livro "Flores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro", de Cecília Beatriz da Veiga Soares. que reúne informações como o nome popular e científico das espécies, a descrição das plantas, a sua origem e a localização no parque. O evento, que será gratuito, contará com a presença da autora da obra e do responsável pelas imagens do livro, João Quental.
Os oito primeiros a chegar ganharão convite para um passeio no Jardim Botânico, acompanhados por Cecília. Durante o passeio, a autora irá apresentar a floração do mês. Serão distribuídos quatro convites para o mês de maio e outros quatro para junho.
O livro catalogou 334 espécies divididas em quatro seções – arboreto, orquidário, bromeliário e cactário – que revelam a riqueza da flora existente no Jardim Botânico. Espécies como Paubrasília echinata, popularmente conhecida como Pau-brasil, e Portea alatisepala, a famosa Bromélia, fazem parte do guia. A obra é fruto de intensa pesquisa realizada pela autora, que também é paisagista e diretora do Jardim Botânico.
- Em agosto de 1999, iniciei minha caminhada pelo arboreto. Munida apenas de papel e caneta comecei a procurar, observar e anotar todas as plantas floridas, o que continuo fazendo. Hoje, após tantos anos, tenho o desenho do mapa do Jardim Botânico em minha mente - contou Cecília.
As imagens que ilustram o livro foram registradas pela lente do fotógrafo João Quental, que falou sobre a arte do seu ofício:
- Nunca achei que a fotografia fosse um fim em si mesma. Mas também nunca acreditei que fotografar seja apenas uma ferramenta para representar o mundo. O ideal, creio, é juntar as duas coisas.
Localizada no Prédio do Instituto Pereira Passos (IPP), na Rua Gago Coutinho, 52 em Laranjeiras, a livraria é especializada em publicações sobre planejamento urbano, cartografia, estatística, meio ambiente e historia da Cidade do Rio de Janeiro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mensalmente, são realizados eventos de lançamento de livros, com discussões sobre temas diversos, desde a cultura da cidade ao meio ambiente. Com informações do portal da prefeitura do Rio de Janeiro.
Leia também: Exposição no IMS-RJ mostra Minas Gerais do começo do século XX