MIS oferece programação especial para crianças neste domingo
Oficinas temáticas serão realizadas entre 10h e 17h; ingressos gratuitos deverão ser retirados no Museu com uma hora de antecedência
© Divulgação / MIS
Cultura Museu
O Museu da Imagem e do Som promove, no próximo domingo (30), diversas atividades gratuitas que integram a programação da Maratona Infantil. O grupo Cidade Invertida apresenta uma oficina especial que celebra o Dia Mundial da Fotografia Artesanal (também conhecida como “pinhole”, em que as imagens são obtidas nos dispositivos que dispensam as lentes). As informações são do Portal do Estado do Governo de São Paulo.
A iniciativa reúne fotógrafos, educadores e artistas para elaborar ações relacionadas ao tema, com o objetivo de transformar as práticas em ferramentas de estímulo ao conhecimento e à cidadania. O trailer com detalhes do projeto, localizado na área externa do MIS, será usado como câmera obscura gigante. O orientador fará fotografias com um aparelho artesanal e, em seguida, os visitantes acompanharão o processo de revelação química, base da imagem tradicional em preto e branco.
Além disso, a tenda abrigará uma “câmera lambe-lambe”, que retratará os interessados e permitirá a cada frequentador apreciar melhor o equipamento. As novidades pretendem aproximar os participantes dos procedimentos tradicionais que lembram os primórdios da fotografia analógica, bem como relacionar os conhecimentos à fotografia digital e às mídias contemporâneas.
Fábrica de dinossauros
Quem gosta de brinquedos artesanais pode participar da oficina “Meu Dinossauro de Estimação”, com o Coletivo Jiboia. O grupo propõe a criação de um dinossauro de pau, a partir de sacolas, giz e papéis coloridos. Cada criança será incentivada a criar o próprio animal e poderá passear com o novo amigo pelo Museu da Imagem e do Som.
Durante todo o dia, na área externa do Museu, será realizada a instalação “Desenho Suspenso”, em que os pequenos serão desafiados a desenhar em uma superfície vertical e instável. Os participantes experimentarão as sensações de desenhar em um espelho, por cima da própria imagem refletida, e produzir imagens em bexigas flutuantes, tendo que controlar a força usada sobre a superfície macia.
Estímulo à imaginaçãoJá a “Oficina de Sons e Construção de Histórias” convida o público a soltar a imaginação. Primeiramente, são apresentados sons com vários instrumentos. Logo depois, os frequentadores podem criar personagens e situações para cada tipo de ruído. Toda a família criará enredos para serem vivenciados em grupo.
Os participantes da Maratona Infantil também contarão com espetáculos divertidos ao longo do dia: “BiblioCirco – A Maior Biblioteca do Mundo”, que une o prazer da leitura em uma biblioteca móvel a um show de palhaços; Pé de Vento, realizada em uma instalação inflável cênica feita de dobras que fazem alusão ao interior do corpo humano; e Letras Perambulantes, uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré.
Confira, a seguir, a programação completa da Maratona Infantil de abril:
10h às 16h – Ponto para doação de brinquedos e alimentos – Área externa
10h às 16h – Instalação Desenho Suspenso – Área externa
10h às 12h e 14h às 16h – Ateliê de Criatividade | Com Núcleo Educativo do MIS – Educativo térreo
10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h – Grupo Cidade Invertida 10 anos: oficinas no dia mundial da fotografia artesanal – Trailer área externa*
11h, 13h e 15h – Divertistórias | Contações de histórias Com a Cia Truks – Auditório LabMIS*
11h, 13h, 14h e 15h – Oficina “Meu dinossauro de estimação”| Com o coletivo Jiboia – Sala de Interfaces*
11h, 12h, 13h e 15h – Oficina de Sons e Construção de Historias – Foyer 2º andar*
11h, 13h e 15h – Espetáculo BiblioCirco – A Maior Biblioteca do Mundo – Área externa
12h e 16h – Espetáculo Letras Perambulantes | Com Núcleo Caboclinhas – Auditório MIS*
14h e 16h – Espetáculo Pé de Vento – Com Cia da Tribo – Área externa*
*Retirada de ingresso com uma hora de antecedência.