Sesc São Paulo oferece atividades gratuitas na Semana do Brincar
Mobilização engloba 34 unidades da capital, litoral e interior do estado e busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar no desenvolvimento humano
© iStock
Cultura Programação
Entre os dias 20 e 28 de maio, o Sesc São Paulo realiza em toda a sua rede estadual a Semana Mundial do Brincar, que este ano tem como tema O Brincar que Encanta o Tempo. Direcionadas a crianças entre 0 e 12 anos e seus familiares, educadores e demais adultos de referência, as atividades abarcam experiências práticas e teóricas que visam a fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, principalmente para a Primeira Infância (0 a 6 anos). O evento aproxima adultos e crianças numa convivência lúdica e em atividades interativas, e provoca reflexões e discussões sobre o tema por meio de palestras, bate-papos e diversas atividades.
Leia também: "Pássaro de Fogo" é a nova exposição multimídia de Thiago Cóstackz
Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância (surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos no final da década de 90 e chegou ao Brasil em 2001), a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a parceria do Sesc São Paulo desde 2013. Este ano, a programação gratuita acontece em 34 unidades do Sesc localizadas na capital, litoral e interior paulista com centenas de atividades nas linguagens de artes manuais, artes visuais, ações para a cidadania, cinema e vídeo, circo, dança, expressão corporal, literatura, música, teatro, tecnologia e artes, por meio de vivências, oficinas, palestras, rodas de conversa, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas ou especiais, contação de histórias, saraus, recreação, intervenções artísticas, performances, exposições, instalações, entre outras.
“Ao brincar, a criança trafega livremente por entre territórios e personagens brincantes, passa a melhor conhecer os limites de seu próprio corpo e a apreender o mundo à sua volta, numa constante leitura dos sentidos da alteridade. O Sesc, em parceria com a Aliança pela Infância, realiza uma série de atividades em diversas linguagens com o intuito de lançar olhares sobre a importância do brincar, entendendo-o como uma urgência e como um direito ao convívio lúdico nos dias atuais”, afirma o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, sobre a Semana Mundial do Brincar.
Sobre o tema O Brincar que Encanta o Tempo
O ‘tempo de brincar’ é o tempo da convivência e da descoberta. Assim, as ações das unidades durante a Semana Mundial do Brincar são pautadas considerando brincadeiras que se relacionam com o tempo da infância, que tem a duração do envolvimento dedicado pela criança ao ato de brincar. As atividades oferecidas incluem também discussões acerca do uso e distribuição desse tempo sem perder o encantamento.
Destaques da programação
Entre os destaques de 2017, estão a atividade Brinquedos encantadores para bebês, que acontece no Sesc Pinheiros dia 21 e estimula a brincadeira com objetos simples do cotidiano de forma criativa e afetiva, contemplando também o atendimento a crianças com deficiência física ou intelectual; a vivência Inventário da infância, promovida pela jornalista e pesquisadora Gabriela Romeu no Sesc Santana dias 27 e 28, que reflete sobre as infâncias brasileiras e o exercício de ser criança por meio da imersão no universo das histórias, cotidianos, tradições e brincadeiras; a ação Através de histórias com jogos e brincadeiras, em que as atrizes e contadoras de histórias Patrícia Torres (Cia Narrar) e Thalita Passos (Grupo Mãos de Fada) trazem jogos lúdicos teatrais utilizando Libras (linguagem de sinais) para o Sesc Piracicaba, dia 27, de forma a garantir o compartilhamento de experiências entre crianças surdas e ouvintes; e a mobilização Brincar é direito, dia 26, quando crianças, familiares e educadores de escolas e instituições de educação percorrem as ruas de Santos pelo direito do brincar nos espaços públicos da cidade.
A agenda cheia dos pequenos, que os deixa sem tempo para brincar, é tema do encontro Tempos de criança: reflexões sobre a agenda cheia e o desenvolvimento infantil, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, dia 22. As palestrantes Katia A. KühnChedid, Juliana Borges e Tatiana Weberman falam dos impactos da agenda cheia no desenvolvimento da criança abordando estudos, pesquisas e iniciativas realizadas nessa área. A importância do brincar também é abordada no Sesc Bom Retiro, dia 27, com uma atividade teórico-prática: um bate-papo costurado com a prática de brincadeiras tradicionais ministrado por Lucilene Silva, doutoranda em Música na UNICAMP, com a proposta de integrar adultos e crianças.
No Sesc Pompeia, entre outras atividades, a Semana Mundial do Brincar propõe um Pronto Socorro de Brinquedos, dia 28, instalação que complementa a Feira de Troca de Brinquedos e Livros, e visa fazer pequenos reparos e consertos simples em brinquedos, feitos pelo P.S. das Bonecas. As brincadeiras afro-brasileiras e africanas, por sua vez, são tema da programação do dia 27, sábado, no Sesc Santo Amaro, onde o grupo Manui realiza brincadeiras musicais com um repertório de diversas cantigas e danças de origem africana.
Edições anteriores
Em 2016, a Semana Mundial do Brincar no Sesc São Paulo realizou cerca de 73 mil atendimentos e teve como grande destaque a exibição do documentário O Começo da Vida simultaneamente à sua estreia mundial, uma vez que o Sesc foi apoiador da iniciativa ao lado de instituições como a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Instituto Alana. A edição de 2015, por sua vez, resultou na inserção da Semana Mundial do Brincar no calendário oficial da cidade de Santos, tornando-se uma política pública inserida no planejamento anual do município.
Sobre o Programa Espaço de Brincar do Sesc São Paulo
O Sesc São Paulo possui uma ação permanente de educação não formal voltada à Primeira Infância em todas as unidades do estado, o Programa Espaço de Brincar, que atende crianças de zero a seis anos e seus adultos de referência, sejam familiares, educadores ou cuidadores institucionalizados, além de público interessado na questão da infância. Tendo como parâmetros a democratização da cultura e o atendimento qualificado, o programa promove brincadeiras, mediações, rodas de conversa e outras ações temáticas. Todas as atividades têm o objetivo de valorizar a criança pelo seu protagonismo e utilizam diferentes linguagens para incentivar ações intergeracionais, gerar inovações e desconstruir estereótipos presentes na cultura do consumo.
SERVIÇO:
Sesc na Semana Mundial do Brincar 2017 – O Brincar que Encanta o Tempo
De 20 a 28 de maio de 2017
Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Confira a Programação completa no site