João Batista de Andrade assume Ministério da Cultura
Aos 77 anos, Andrade acumula mais de 50 anos de carreira no cinema
© Divulgação
Cultura Interino
Após o pedido de exoneração de Roberto Freire (PPS) na última quinta-feira (18), o secretário-executivo do Ministério da Cultura, João Batista de Andrade, assume interinamente a pasta.
"Tendo em vista os últimos acontecimentos e a instabilidade política gerada por fatos que envolvem diretamente a Presidência da República, eu, Roberto João Pereira Freire, decido em caráter irrevogável, renunciar ao cargo de Ministro de Estado da Cultura", afirmou Roberto Freire em carta para o presidente da República Michel Temer.
Batista havia sido convidado a substituir Manoel Rangel na presidência da Ancine (Agência Nacional do Cinema) a partir de maio. Entretanto, com o pedido de Freire na última quinta (18), precisa assumir o MinC, de acordo com o previsto no regimento da pasta.
Aos 77 anos, Andrade acumula mais de 50 anos de carreira no cinema. Seu filme mais famoso é "O Homem que Virou Suco" (1980), que trata de um poeta retirante (José Dumont) que chega a São Paulo e se envolve em encrenca na cidade.
Na pasta desde dezembro de 2016, o novo cargo foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). De acordo com o MinC, não há prazo para que um ministro oficial seja nomeado. Com informações da Folhapress.
Leia também: Cinema do IMS-RJ exibe 'A mulher que se foi', de Lav Diaz