Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

MIS terá festival gratuito sobre documentário musical

Evento ocorre entre 15 e 18 de junho, em São Paulo

MIS terá festival gratuito sobre documentário musical
Notícias ao Minuto Brasil

07:09 - 13/06/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura São Paulo

O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, sedia, entre os dias 15 e 18 de junho, a 9ª edição do IN-EDIT BRASIL, festival dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical. Além da programação de filmes e debates, no domingo (18) será apresentado o show do pianista Benjamim Taubkin, retratado no documentário “O piano que conversa”. A entrada é gratuita, com retirada de senha com 1h de antecedência antes de cada sessão.

O IN-EDIT BRASIL – Festival Internacional do Documentário Musical – é um evento cinematográfico e fomenta a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. O Festival nasceu em Barcelona, em 2003, e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Grécia, México e Colômbia.

Entre os destaques da programação do MIS está a Mostra Tropicália. Uma apresentação de filmes Loki, sobre Arnaldo Baptista, Tropicália. A coletânea faz análise sobre o importante movimento musical homônimo. Os filmes também retratam Rogério Duarte, o tropicalista, artista plástico e agitador cultural. É considerado por muitos como um dos mentores intelectuais do movimento. A mostra será seguida do debate Meio Século de Tropicalismo com o jornalista Marcus Preto e convidados.

A programação contempla outros quatro filmes. Morena dos olhos pretos, de Isaac Dourado, sobre a cantora Clemilda Ferreira da Silva, Rainha do Forró e da música de duplo sentido. O som do tempo, de Arthur Moura, que conta a história do hip-hop na cidade do Rio de Janeiro narrada diretamente por seus protagonistas. Já no filme O piano que conversa, o diretor Marcelo Machado faz uma viagem convidativa com o pianista Benjamim Taubkin.

Além do MIS, a 9ª edição do In-Edit acontece em outros dez espaços culturais da Grande São Paulo, entre os dias 14 e 25 de junho. As informações são do portal do governo do Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Mostra sobre gêneros discute preconceito

Campo obrigatório