Morto em 2014, Suassuna terá livro lançado em outubro
Outros textos inéditos serão publicados pela Nova Fronteira no futuro
© Teia/ Flickr Commons
Cultura Literatura
Morto em 2014 aos 87 anos, o escritor paraibano Ariano Suassuna terá um livro inédito lançado em outubro.
De acordo com o Correio Braziliense, 'Dom Pantero no palco dos pecadores' foi escrito nos anos finais da vida do nordestino. Em princípio, seria lançado em quatro volumes, mas serão apenas dois: 'O Jumento Sedutor' e 'O palhaço tetrafônico'.
'É por causa da minha escrita, cheia de rudeza, digressões, venho por aqui, vou por ali'', disse Suassuna, em 2011. Ele chegou a suspeitar que seus leitores não gostassem da obra.
+ Ariano Suassuna inspira espetáculo de companhia paulista
''Houve um tempo em que as pessoas reclamavam porque eu não escrevia como Graciliano Ramos ou Guimarães Rosa. Tenho minha personalidade, sou incapaz da concisão. Preciso de horizontes mais amplos.''
TEXTOS INÉDITOS
O artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Suassuna, o pesquisador e grande amigo de Ariano Carlos Newton Jr., e o designer Ricardo Gouveia de Melo, vêm organizando textos de teatro deixados por Suassuna e que ainda não foram lançados. São pelo menos cinco, que devem ser publicados pela Nova Fronteira pela próximos anos.
''Desde muito jovem, não gosto de peças intimistas e psicológicas – sempre preferi algo mais próximo das artes do espetáculo, pois dou preferência à face mais circense do teatro'', disse Ariano, em 2011.
Entre os títulos a serem publicados estão 'As conchambranças de Quaderna', de 1987, e 'A história de amor de Romeu e Julieta', de 1996, além de 'O arco desolado', de 1952.