Meteorologia

  • 24 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em nota, Santander explica suspensão de mostra LGBT em Porto Alegre

Exposição foi suspensa após críticas viralizarem nas redes sociais

Em nota, Santander explica suspensão de mostra LGBT em Porto Alegre
Notícias ao Minuto Brasil

15:38 - 11/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Polémica

O espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, enviou mensagens nesta segunda-feira (11) explicando os motivos para o cancelamento da exposição 'Queermuseu - Cartografias da diferença na arte brasileira'.

A mostra foi encerrada após uma onda de críticas impulsionadas por grupos como o Movimento Brasil Livre (MBL). Algumas das obras foram classificadas "pornográficas" e "imorais".

No comunicado, o banco informa que "a mostra foi considerada ofensiva por algumas pessoas e grupos" e que "pede desculpas a todos aqueles que enxergaram o desrespeito a símbolos e crenças na exposição Queermuseu".

+ Festival do Rio promoverá concerto só com trilhas de Tim Burton

O curador da mostra, Gaudêncio Fidelis, diz não ter sido avisado previamente sobre a decisão. "Não fui consultado pelo Santander sobre o fechamento. Fiquei sabendo pelo Facebook. Logo em seguida, recebi uma rápida ligação da direção do museu, em que fui comunicado da decisão. Perguntaram se eu queria saber a opinião do banco sobre o assunto. Respondi que não precisava, uma vez que a nota divulgada já dizia tudo", disse o profissional, em entrevista ao jornal O Globo.

Uma fonte entrevistada pelo jornal afirma que o banco decidiu encerrar a mostra com receio de comprometer a integridade do público e dos funcionários do Santander Cultural, já que agências do banco chegaram a ser pichadas por críticos da mostra.

Leia abaixo a íntegra da nota

Agradecemos seu contato sobre a exposição Queermuseu - Cartografias da diferença na Arte Brasileira.

Reconhecemos que, além de despertar a polêmica saudável e o debate sobre grandes questões do mundo atual, infelizmente a mostra foi considerada ofensiva por algumas pessoas e grupos.

Nós, do Santander, pedimos sinceras desculpas a todos aqueles que enxergaram o desrespeito a símbolos e crenças na exposição Queermuseu. Isso não faz parte de nossa visão de mundo, nem dos valores que pregamos. Por esse motivo, decidimos encerrar antecipadamente a mostra neste domingo, 10/09.

O Santander Cultural tem como missão incentivar as artes e dar luz ao trabalho de curadores e artistas brasileiros, para gerar reflexão positiva. Se esse objetivo não foi atingido, temos o dever de procurar novas e diferentes abordagens. Seguimos, portanto, comprometidos com a promoção do debate sobre diversidade e inclusão, entre outros grandes temas contemporâneos.

Campo obrigatório