Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mafalda, a eterna criança faz hoje 64 anos

A criança de 6 anos, que questiona a vida e a humanidade, completa esta sexta-feira 64 anos de existência.

Notícias ao Minuto Brasil

14:56 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Cultura Desenho

No dia 29 de setembro de 1964 foi publicada pela primeira vez uma tira de desenho animado com uma personagem, na altura desconhecida, chamada Mafalda. A tira da menina de traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa era assinada pelo cartoonista Quino e foi publicada no semanário argentino Primera Plana.

Daí e até março de 1965, foram publicadas nesse jornal duas tiras semanais de Mafalda, que começou a ter uma enorme recepção por parte dos leitores.

+ 'Filme mais visceral que existe', diz Jennifer Lawrence sobre 'Mãe'

Inicialmente, apenas Mafalda e os pais faziam parte das tiras, mas em 1965 aparece Filipe (o irmão). Também nesse ano, Mafalda se muda do Primera Plana para o El Mundo (de Buenos Aires), sendo que na nova ‘casa’ começa a surgir diariamente e com novas personagens. Quase três anos depois, o El Mundo fecha portas e Mafalda teve de se mudar novamente.

Começou, então, a ser publicada seis meses depois, em junho de 1968, no Siete Días Ilustrado, onde permaneceu até junho de 1973, ano em que Quino resolve pôr fim à publicação das tiras da sua mais célebre personagem.

A partir dessa data, foram poucas as vezes que voltou a desenhar Mafalda, abrindo exceção para campanhas de Direitos Humanos, como em 1976, quando fez um poster para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Notícias ao Minuto© UnicefNos anos 70, Mafalda se internacionalizou, foi publicada no mundo todo. Sessenta e quatro anos depois da sua criação, a menina defensora da democracia, dos direitos das crianças, indignada com a existência da sopa e sempre questionando a humanidade em prol de um mundo melhor ainda se mantém presente, e continua podendo ser lida através das redes sociais. Mafalda está no Facebook, no Twitter e no Instagram e já foi traduzida em mais de 20 línguas.

Campo obrigatório