Brasileiro Julián Fuks vence prêmio José Saramago
'A Resistência', lançado em 2015, já havia arrebatado o Prêmio Jabuti no Brasil
© Walter Craveiro-Flip
Cultura Literatura
Com a obra “A Resistência”, o escritor e crítico literário Julián Fuks, de 36 anos, venceu o prêmio literário José Saramago 2017. A escolha do autor brasileiro foi anunciada nesta quarta-feira (25), na Fundação José Saramago, em Lisboa. Ele vai receber 25 mil euros como prêmio pelo romance, publicado em 2015.
+ 'Vazante', filme sobre escravidão no Brasil, estreia na Mostra SP
Este não é o primeiro prêmio que Julián Fuks conquista com “A Resistência”. Em terras nacionais, obra já havia arrebatado a categoria “melhor romance” no Prémio Jabuti de Literatura.
Filho de pais argentinos, Fuks conta no livro a história de uma família argentina a partir de 1976 - ano marcado pelo golpe que derrubou a presidente María Estela Perón, instaurando o poder ditatorial de uma junta militar que governou o país até 1983.
Nas últimas edições do Prêmio Saramago, concedido a cada dois anos, foram escolhidas obras dos seguintes escritores: Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki e Bruno Vieira Amaral. Criada em 1999 pela Fundação Círculo de Leitores, a premiação tem o objetivo de distinguir jovens escritores de língua portuguesa com até 35 anos de idade.