Iñárritu receberá Oscar especial por obra sobre imigrantes
Cineasta criou realidade virtual que refaz caminho do México aos Estados Unidos
© Mike Blake/Reuters
Cultura Cinema
Alejandro González Iñárritu receberá o quinto Oscar da carreira no próximo dia 11. O mexicano - agraciado com estatuetas de direção por "O Regresso", em 2016, e direção, roteiro e melhor filme por "Birdman (A inesperada virtude da ignorância)", em 2015 - será premiado com uma versão especial do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos por "Carne y Arena" ("Carne e Areia", em tradução livre).
A obra é uma instalação em realidade virtual e será uma das celebrada no Governors Awards, em Hollywood. Além do cineasta, o responsável pela fotografia da peça, Emmanuel Lubezki, também levará o Oscar especial para casa.
+ Releitura de Salvador Dalí para 'A Divina Comédia' chega a Brasília
Os dois recriaram, com a instalação, o caminho que centro-americanos percorrem do México para chegar aos Estados Unidos. Conforme a Academia, "Carne y Arena" é uma "experiência narrativa visionária e poderosa".
A peça está em exibição no Los Angeles County Museum of Art (LACMA), com ingressos esgotados até 2018, além de na Fondazione Prada, em Milão, e no Centro Cultural Universitário Tlatelolco, no México.
"A arte multimídia e a experiência cinematográfica de González Iñárritu é profundamente emocional e nos submerge fisicamente no mundo dos emigrantes que cruzam o deserto do sudoeste americano ao amanhecer", declarou o presidente da Academia, John Bailey, segundo o G1.