Chico Buarque autoriza Teatro Oficina a remontar 'Roda Viva'
Musical foi censurado em 1968 e nunca encenado por ser considerado 'fraco' pelo artista
© Reuters
Cultura Apoio
Primeiro espetáculo teatral escrito por Chico Buarque, “Roda Viva” voltará a ser montado pelo Teatro Oficina. Com as bênçãos do cantor e compositor carioca, o musical, censurado em 1968 pela ditadura militar, quando seria encenado pela companhia de José Celso Martinez Corrêa, começou a ser ensaiado há algumas semanas.
Em 2012, Chico havia negado o pedido de José Celso para remontar “Roda Viva”. Nas palavras do próprio dramaturgo, o cantor considera o texto “fraco”. A liberação de agora é uma forma de apoio ao ator e diretor de teatro que enfrenta Silvio Santos.
O dono do SBT quer construir torres residenciais ao lado do Oficina. O problema é que o teatro, que fica no bairro do Bixiga, em São Paulo, é tombado.
+ Relembre 30 discos de sucesso que completaram 40 anos em 2017
“Roda Viva” conta a história de Benedito Silva, um cantor que adota o nome de Ben Silvere para agradar o público. O espetáculo é uma crítica à indústria cultural e ao controle criativo que as gravadoras exerciam sobre o artista, na visão de Chico. Na versão censurada do musical, o coro do Oficina tocava na plateia.