Ziraldo fala de velhice, obra preferida e chama Doria de 'idiota'
Amizade do ilustrador com Carlos Drummond de Andrade é celebrada em exposição, que fica em cartaz até fevereiro
© YouTube
Cultura Entrevista
"Até poema ele [Carlos Drummond de Andrade] fez. Não quis publicar as cartas porque o pessoal ia achar que éramos duas bichas", revelou Ziraldo ao divulgar exposição "O Pipoqueiro da Esquina", em cartaz até 18 de fevereiro de 2018, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio). A mostra celebra a amizade entre os artistas mineiros e é inspirada em livro homônimo, lançado pelos dois em 1981.
O artista declarou, inclusive, que a melhor obra que já criou foi enviada para Drummond: "Era um astronauta chegando em casa, beijando a mulher e o filho dele abrindo a mala, que estava cheia de estrelas", detalha em entrevista concedida à Folha de S. Paulo.
+ Masp volta atrás e permite entrada de menores de 18 anos em mostra
Na mesma conversa, autor, ilustrador, pintor, chargista e jornalista mineiro revisita o fato de ter completado 85 anos em 24 de outubro passado em declarações como "Eu fiquei velho tem uma semana" e "Eu sempre disse que sou o adolescente mais longevo que já vi".
Apesar de admitir limitações físicas da velhice, Ziraldo contou ainda que mantém a rotina de desenhar até de madrugada. "Não é que eu escolha fazer isso não. Se eu parar, morro. Não sei fazer outra coisa na vida".
E, com a mesma energia, falou sobre o atual momento político do Brasil. "O Lula já está no DNA [do país]. Por que essa eficiente equipe da Lava Jato, que já pegou todo mundo, está nessa dificuldade de pegar o Lula?". Com o mesmo desprendimento, criticou o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB): "O Doria é um rapaz que lutou muito para ficar rico, segundo a história que ele conta, mas é um idiota completo".
A exposição sobre o criador de O Menino Maluquinho" (1980) reúne bilhetes, cartas, poemas e outras peças, com curadoria de Eucanaã Ferraz. "O Pipoqueiro da Esquina" pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 11h às 20h. O IMS Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, zona sul da cidade.