Lya Luft revela ter cancelado lançamento de livro após morte do filho
Escritora perdeu filho do meio em novembro do ano passado
© Reprodução / YouTube
Cultura Luto
A escritora Lya Luft contou ter cancelado eventos do lançamento de seu mais novo livro, 'A Casa Inventada', por causa da morte de seu filho do meio, André, em 2 de novembro do ano passado. A obra foi colocada à venda no mesmo mês do falecimento.
“Cancelei todos os lançamentos, autógrafos, viagens e palestras. Mas vejo que meus fiéis leitores tomaram o livro no colo e o estão ajudando a andar”, comemorou Lya, em entrevista à coluna de Ancelmo Gois, do jornal o Globo. Para a escritora, o livro nasceu “órfão, com a mãe incapacitada”.
A obra descreve “cômodos” da casa onde a escritora foi criada, em Santa Cruz do Sul (RS), e transita entre a linguagem de romance, ensaio e autoficção. "Em vez de romance, é uma dessas conversas com o leitor, um ensaio não-acadêmico, como ‘O rio do meio’ (1996) e ‘Perdas & ganhos’ (2003). Falo, em parte, sobre criar a própria vida, com as próprias escolhas”, explica ela.
+ BR-Trans, peça protagonizada por Silvero Pereira, chega a Curitiba
Lya também contou ter decidido mudar o título original do livro, "A caixa de Pandora", para evitar qualquer associação à operação contra esquema de corrupção homônima.
O consolo no momento díficil tem sido o convívio com família e amigos, assim como o trabalho. Lya contou estar trabalhando na tradução de “A mulher na escada”, de Bernhard Schlink.
“Tenho procurado me pegar no colo, como dizem, porque são tempos difíceis. Morte de filho é brutal. Minha âncora são os afetos, amizades especiais, família, parceiro, até leitores. E minha crença de que existe outra vida e meu filho está nela, perto de mim”, afirma.