Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lya Luft revela ter cancelado lançamento de livro após morte do filho

Escritora perdeu filho do meio em novembro do ano passado

Lya Luft revela ter cancelado lançamento de livro após morte do filho
Notícias ao Minuto Brasil

10:20 - 28/01/18 por Notícias Ao Minuto

Cultura Luto

A escritora Lya Luft contou ter cancelado eventos do lançamento de seu mais novo livro, 'A Casa Inventada', por causa da morte de seu filho do meio, André, em 2 de novembro do ano passado. A obra foi colocada à venda no mesmo mês do falecimento.

“Cancelei todos os lançamentos, autógrafos, viagens e palestras. Mas vejo que meus fiéis leitores tomaram o livro no colo e o estão ajudando a andar”, comemorou Lya, em entrevista à coluna de Ancelmo Gois, do jornal o Globo. Para a escritora, o livro nasceu “órfão, com a mãe incapacitada”.

A obra descreve “cômodos” da casa onde a escritora foi criada, em Santa Cruz do Sul (RS), e transita entre a linguagem de romance, ensaio e autoficção. "Em vez de romance, é uma dessas conversas com o leitor, um ensaio não-acadêmico, como ‘O rio do meio’ (1996) e ‘Perdas & ganhos’ (2003). Falo, em parte, sobre criar a própria vida, com as próprias escolhas”, explica ela.

+ BR-Trans, peça protagonizada por Silvero Pereira, chega a Curitiba

Lya também contou ter decidido mudar o título original do livro, "A caixa de Pandora", para evitar qualquer associação à operação contra esquema de corrupção homônima.

O consolo no momento díficil tem sido o convívio com família e amigos, assim como o trabalho. Lya contou estar trabalhando na tradução de “A mulher na escada”, de Bernhard Schlink.

“Tenho procurado me pegar no colo, como dizem, porque são tempos difíceis. Morte de filho é brutal. Minha âncora são os afetos, amizades especiais, família, parceiro, até leitores. E minha crença de que existe outra vida e meu filho está nela, perto de mim”, afirma.

Campo obrigatório