Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museu condena Facebook por banir escultura icônica de mulher nua

Venus de Willendorf foi esculpida há 30 mil anos

Museu condena Facebook por banir escultura icônica de mulher nua
Notícias ao Minuto Brasil

06:17 - 01/03/18 por Sara Gouveia

Cultura Viena

Uma obra de arte foi censurada pela rede social Facebook, o que gerou de imediato uma resposta indignada do Museu de História Natural em Viena, onde está exposta.

A figura de 'Venus de Willendorf' que retrata uma mulher voluptuosa nua, e que tem cerca de 30 mil anos, foi descoberta na aldeia de Willendorf, no início do século XX. É considerada o ícone do Museu, como explicou o diretor geral, Christian Koeberl, em comunicado citado pelo Daily Mail.

+ Mr Catra grava clipe de música romântica no México

A escultura de dez centímetros da antiga Idade da Pedra é "a mais popular e mais conhecida representação pré-histórica de uma mulher mundialmente", enfatizou o responsável.

A controvérsia começou em dezembro, quando a ativista pelas artes italiana Laura Ghianda publicou uma fotografia da peça no seu mural e esta se tornou viral.

Depois de ver a sua fotografia censurada, Laura resolveu passar uma mensagem aos seus seguidores e à própria rede social. "Esta estátua não é 'perigosamente pornográfica'. Acho que esta censura é uma vergonha e precisa ser alvo de protesto", escreveu.

O Museu de História Natural juntou-se à indignação. "Pensamos que um objeto arqueológico, especialmente um tão icônico, não devia ser banido do Facebook por causa de "nudez", tal como nenhuma arte deveria ser. Deixem a Venus estar nua! Desde há 29.500 anos que se mostra como um símbolo de fertilidade pré-histórica sem qualquer peça de roupa. Agora esta censura do Facebook é que chateia a comunidade", disseram.

O Facebook tem sido regularmente criticado devido a conteúdos bloqueados ou banidos; por outro lado, também por conta de alguns conteúdos suspeitos que permite publicar.

Campo obrigatório